terça-feira, 25 de outubro de 2011

Super Mario Bros - Coletânea de capas

Post especial, com as capas do bigodudo mais famoso dos games, Super Mario Bros.

Super Mario Bros. (Famicom X NES)

Super Mario Bros. foi o primeiro cartucho original de Famicom (60 pinos) que passou pela minha mão, quando aluguei em uma locadora. Na época senti que era um cartucho diferente dos tradicionais 60 pinos piratões que circulavam aos montes, mesmo assim fiquei na dúvida sobre a originalidade da fita, pois na revista Videogame tinha lido uma matéria sobre fitas originais que dizia que o "selo de qualidade oficial Nintendo" era a principal garantia de autenticidade das fitas. Mas eles esqueceram (ou não sabiam) informar que essa regra só é valida para os cartuchos americanos de 72 pinos (NES).

Na fita de Famicom temos uma arte bem legal com o Mario enfrentando os inimigos do jogo, e um Koopa (cinza e loiro?) sequestrando a Princesa Toadstool.
Já o cartucho para NES, ao invés de uma arte, temos uma imagem do Mario ampliada capturada do próprio jogo com os pixels estourando. Horrível!





Super Mario Bros 2 (Famicom Disk System)

Jogo que foi lançado somente no mercado japonês, em disquete para o sistema Famicom Disk System.
Este Super Mario Bros 2 é praticamente idêntico ao primeiro jogo com o gráfico do cenário um pouco melhorado. Nos itens do interrogação foi acrescido um cogumelo venenoso, Mario morre se pega-lo, e as fases ficaram bem mais difíceis.

Este jogo só foi lançado no mercado americano bem mais tarde com o nome de "Super Mario - The Lost Levels", dentro de uma coletanêa de jogos do Mario no cartucho "Super Mario All Stars" para Super NES.

Abaixo capa e disquete do jogo SMB 2 japonês.




Yume Koujou Doki Doki Panic (Famicom Disk System) X Super Mario Bros 2 (NES)

A filial norte americana da Nintendo não gostou nem um pouco do Super Mario Bros. 2 que foi desenvolvido pelos japoneses, pois parecia ser mais do primeiro jogo, do que uma continuação.
No Japão havia um jogo para Famicom Disk System chamado Doki Doki Panic, baseado em um desenho animado que passava na Fuji TV. Então a Nintendo teve a idéia de pegar esse jogo e modifica-lo, transformando-o em um Super Mario Bros. 2 para ser lançado nos Estados Unidos.
Trocaram os 4 personagens do Doki Doki Panic por Mario, Luigi, Toad e Princesa.

Abaixo a capa do Doki Doki Panic para Famicom Disk System, e a capa feita para a versão do Super Mario Bros 2 exclusiva para NES.




Super Mario Bros 2 (NES) x Super Mario USA (Famicom)

E não é que depois o mercado japonês se interessou em obter a versão exclusiva do Mario que foi lançada nos EUA?! Isso mesmo, o SMB2 feito em cima do Doki Doki Panic.
Então para o Famicom foi lançado o SMB2 americano com o nome de Super Mario USA.

Engraçado que os vilões de Doki Doki Panic acabaram sendo inserido oficialmente no universo Mario, como por exemplo no jogo Yoshi Island para Super NES, no qual vemos aqueles mascarados interagindo com as tartarugas do Koopa.

Na capa do Super Mario USA do Famicom, até a arte do Doki Doki Panic acabou sendo copiada.





Super Mario Bros 3 (Famicom x NES)

Diferente do seu antecessor, o SMB 2 do Famicom Disk System que não passava de uma cópia do primeiro, desta vez a equipe da Nintendo no Japão conseguiu desenvolver um jogo do Super Mario Bros bem mais complexo e cheio de novidades, e o melhor, mantendo toda a essência do original.
Fez tanto sucesso que se tornou um dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Comparando as capas, na versão americana mantiveram apenas o Mario, excluindo o cenário e todos os personagens que aparecem ao fundo na arte da capa japonesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário